Acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são questões de saúde pública muitas vezes “invisíveis” e até “naturalizadas”. O Brasil está na quarta posição no ranking mundial, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.
De acordo com dados oficiais da Previdência, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.
É preciso uma compreensão maior do que é acidente, o porquê de eles acontecem e o motivo de não se adotar medidas de prevenção e segurança. A irresponsabilidade e negligência em relação à gestão da saúde e segurança no trabalho é imensa no Brasil.
Mesmo que ainda não tenha ocorrido um acidente na sua empresa (e nós esperamos que você nunca tenha enfrentado esse tipo de situação), é essencial se prevenir e seguir as normas da Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Só para esclarecer: a SST envolve a aplicação de um conjunto de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores, a fim de minimizar ou eliminar a ocorrência de acidentes de trabalho e evitar problemas de saúde dos seus funcionários.
Ou seja, você deve cumprir uma série de normas para oferecer um ambiente de trabalho saudável, reduzindo as situações de risco e locais nocivos à saúde do seu empregado!
Mais do que exigências legais, processos, multas ou prejuízo com horas de trabalho perdidas, estamos falando de aspectos humanos e pessoais também.
Nenhuma empresa está totalmente livre de um acidente de trabalho e, infelizmente, eles causam impactos difíceis de mensurar ou quantificar!
Brasil ocupa 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho
Gostou? compartilhe!