
Acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são questões de saúde pública muitas vezes “invisíveis” e até “naturalizadas”. O Brasil está na quarta posição no ranking mundial, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos, e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos.
De acordo com dados oficiais da Previdência, entre 2014 e 2018 foi registrado no Brasil 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos.
É preciso uma compreensão maior do que é acidente, o porquê de eles acontecem e o motivo de não se adotar medidas de prevenção e segurança. A irresponsabilidade e negligência em relação à gestão da saúde e segurança no trabalho é imensa no Brasil.
Mesmo que ainda não tenha ocorrido um acidente na sua empresa (e nós esperamos que você nunca tenha enfrentado esse tipo de situação), é essencial se prevenir e seguir as normas da Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Só para esclarecer: a SST envolve a aplicação de um conjunto de procedimentos e metodologias legalmente estabelecidas aos empregados e empregadores, a fim de minimizar ou eliminar a ocorrência de acidentes de trabalho e evitar problemas de saúde dos seus funcionários.
Ou seja, você deve cumprir uma série de normas para oferecer um ambiente de trabalho saudável, reduzindo as situações de risco e locais nocivos à saúde do seu empregado!
Mais do que exigências legais, processos, multas ou prejuízo com horas de trabalho perdidas, estamos falando de aspectos humanos e pessoais também.
Nenhuma empresa está totalmente livre de um acidente de trabalho e, infelizmente, eles causam impactos difíceis de mensurar ou quantificar!