O ambiente de trabalho pode conter aspectos que afetam a saúde emocional dos funcionários ao ponto de ocasionar distúrbios. A depressão, por exemplo, é um problema psicológico que pode causar incapacidade laboral e graves danos à saúde do funcionário.
A depressão é uma disfunção psicológica que pode atingir diversos níveis. Assim como outras psicopatologias, a depressão é um distúrbio presente na lista de doenças ligadas ao trabalho. A Organização Mundial de Saúde, OMS, prevê que até 2020 a depressão virá a ser o principal motivo de afastamento trabalhista.
A doença pode ser causada por assédios, excesso de trabalho, risco de acidentes, bullying, pressão e exigências, horários mal distribuídos, entre outros. Para identificar a depressão, confira alguns sintomas nos quais é preciso ficar atento:
Apatia;
Queda de autoestima;
Memória afetada;
Cansaço e fadiga;
Queda de produtividade;
Estresse;
Choro frequente;
Incapacidade de realizar tarefas.
A empresa e os encarregados devem estar sempre atentos ao comportamento dos seus funcionários. Atitudes como remanejo de cargo e encaminhamento ao tratamento psicológico fazem com que o funcionário sinta-se amparado e confortável para recuperar-se.