Em épocas de alta variação climática, como a que estamos vivendo, a transmissão de diversos vírus é muito maior do que no verão, por exemplo. Em tese, doenças como gripe comum e a H1N1 são mais frequentes no inverno, pois a baixa umidade do ar e o frio, facilitam a penetração do vírus pelas vias respiratórias.
As duas gripes possuem sintomas parecidos, mas com intensidades diferentes. Na H1N1, além dos sintomas clássicos, como: Inflamação na garganta; dores musculares; tosse; espirros e coriza, ela também apresenta: calafrios frequentes; ardência nos olhos e febre muito alta, podendo atingir 40º.
Em ambientes fechados, a probabilidade de transmissão de vírus é muito maior. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados nos locais de trabalho, onde essas doenças tem se multiplicado consideravelmente.
Veja alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir estas doenças:
– Lave as mãos a cada hora, com sabonete. Principalmente após tossir.
– Se possível, reforce a higiene com álcool gel após a lavagem das mãos.
– Para higienizar o nariz, utilize apenas lenços descartáveis.
– Evite passar a mão na boca ou na região dos olhos.
– Evite contato muito próximo com pessoas que apresentam os sintomas.
– Mantenha seu ambiente de trabalho sempre limpo.
A forma mais eficaz de prevenir a H1N1 é se vacinando. Porém, tomando estes cuidados é possível prevenir grande parte das transmissões.
A SanMedi presta serviços relacionados à medicina ocupacional e segurança no trabalho , com profissionais capacitados para auxiliar sua empresa. Entre em contato conosco para mais esclarecimentos sobre este e outros assuntos.
Como prevenir H1N1 no trabalho.
Gostou? compartilhe!