A medição de rotatividade de uma empresa é chamada de “Turnover”. Indica o giro de entradas e
saídas de colaboradores de acordo com as variáveis do ramo de trabalho.
Com este índice é possível analisar de maneira precisa a percentagem de substituições de
funcionários e até elaborar um estudo para descobrir o motivo que faz sua empresa não manter seus
colaboradores.
Dependendo do segmento da empresa essa rotatividade é extremamente prejudicial para o
desempenho das atividades. Um exemplo clássico de empresas com altos índices de Turnover são
as de Call Center e quase sempre não são bem vistas por seus clientes e até mesmo funcionários.
Existem algumas dicas que ajudarão a evitar este problema:
1- Faça uma entrevista pessoal com o seu colaborador quando ele pedir demissão, a fim de
identificar falhas em seu processo de trabalho.
2- Ofereça um plano de carreira para ele. Se não for possível, mostre o quanto trabalho dele é
essencial para a empresa.
3- Invista em seus colaboradores. Cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e palestras são
fundamentais para seu colaborador.
4- Preze por um ambiente tranquilo, harmonioso e seguro.
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