Dicas de prevenção de acidentes na empresa

Dicas de prevenção de acidentes na empresa

Os acidentes relacionados ao trabalho são as maiores causas de pedido de indenização junto a justiça do trabalho. Os acidentes ocorrem não só pela falta de estrutura da empresa, mas também muitas vezes pela imprudência individual de um funcionário. Seja qual for a razão do acidentes, ele deve ser evitado com prevenções que ajudam tanto empregado quanto empregador. Confira 5 dicas para precaver acidentes.

Invista em Treinamentos

Um treinamento eficaz é a melhor forma de apresentar ao funcionário suas novas funções e a melhor maneira de para exercê-la, evitando o despreparo e oferecimento de riscos a toda equipe.

Comunique os colaboradores sobre as condições de trabalho

O gestor deve ser um diálogo sincero com sua equipe, sempre deixando clara as reais condições de trabalho e o risco que sua função exerce. Essas informações devem ser passadas por meio de comunicados orais, e-mails ou avisos colados em murais dispostos em todos os ambientes.

Equipamentos de segurança

É de obrigação do empregador fornecer os equipamentos de proteção aos seus funcionários que exercem funções de risco. Além do fornecimento, é de função da empresa a vistoria dos equipamentos efetuando troca quando necessário, evitando acidentes.

Bom relacionamento com a CIPA

Por lei, em toda empresa é necessário a instalação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), para a garantia dos procedimentos de contemplem a saúde e condições de trabalhos dos profissionais. Ela é formada por um grupo de trabalhadores, com a função de mapear os riscos e desenvolver ações preventivas em relação a acidentes.

Garanta sistemas de comunicação rápidos

É imprescindível que a empresa contenha algum sistema de comunicação que possa avisar a todos os trabalhadores do recinto ao mesmo tempo. Em caso de necessidade de evacuação de alguma área específica ou avisar sobre um trabalhador ferido em determinado local, esse sistema deve estar disponível.


Ao evitar os acidentes de trabalho, você não só inibe as indenizações e batalhas judiciais, mas como também tem funcionários satisfeitos e com sensação de prestígio dentro da empresa.

Gostou? compartilhe!

Comercial
Agendamento
chamar no WhatsApp
SanMedi Saúde e Segurança no Trabalho www.sanmedi.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×