Tudo que é ocupacional refere-se a trabalho, ocupação ou emprego. O estresse quer dizer ‘’tensão’’ ou ‘’pressão’’. A junção dessas palavras revela o estresse que é proveniente do trabalho. O primeiro estudo realizado sobre estresse é de 1936, do pesquisador húngaro Hans Selye. Segundo ele, o estresse tem 3 fases: alarme, resistência e esgotamento. Nessa última fase, outras doenças são desenvolvidas como: artrite, lesões do músculo cardíaco, úlceras, etc.
O desencadeamento do estresse ocupacional pode ser feito por uma ou mais ações transcritas a seguir:
O estresse não afeta somente a saúde psicológica, mas também o corpo do trabalhador, causando: LER, DORT, tensões musculares e etc. Esse estresse também pode influenciar na consumo abusivo de álcool e drogas, danificando a vida pessoal do trabalhador e seu convívio familiar, refletindo em atrasos, faltas e falta de comprometimento com a empresa.
A forma mais eficaz de identificação e tratamento do estresse ocupacional é o setor de Rh – ou o responsável pela gestão de pessoas da empresa – estar sempre atento e identificar terapeutas ocupacionais, psicólogos e médicos.