Todas as profissões tidas como de risco, recebem o acréscimo de periculosidade previsto em lei. Dentro desse grupo, existe ainda um subgrupo, que são as profissões de alta periculosidade. Listamos algumas das mais perigosas do mundo e com maior taxa de periculosidade.
Também conhecido como carcereiro, a função do agente penitenciário é o trato direto com presidiários perigosos. Na incumbencia de fazer valer a ordem e a lei na penitenciária, o agente precisa ter postura firme e expansiva para lidar com conflitos entre os presos e as demais situações no presídio. Exposto todo tempo ao risco de rebeliões e de vida, é uma das profissões mais perigosas do mundo.
A profissão de mineiro consiste na extração de minerais preciosos em minas localizadas no subsolo. Com o desgaste da terra, o risco de desmoronamento é iminente. O desmoramento pode não matar imediatamente os mineiros, mas pode bloquear a saída da mina, que geralmente é única, como aconteceu no acidente na mina de São José, no Chile em 2010, deixando 33 mineiros soterrados, só foram encontrados após 17 dias e resgatados após quase 3 meses.
O risco dessa profissão é o fato do trabalhador estar o tempo exposto a ameaça de contaminação por elementos radioativos ou acidentes nucleares e radiação. Após a sua anos de exposição a esses elementos, podem haver sequelas como esterilidade, cataratas e alta tendência a câncer.
São profissionais altamente qualificados, que trabalham a bordo do helicóptero. Seu uniforme de trabalho é feito de um material especial, onde um cabo de aço é ligado a aeronave para que o potencial elétrico entre os cabos e os operadores seja o mesmo.
Apesar de já existirem robôs executando essa função, o índice de sucesso em relação aos desarmes feitos por humanos é praticamente 20% menor. Para que o desarme seja mais o preciso e delicado possível, ele é feito de forma manual, deixando a profissão mais arriscada ainda.